Pergunte...

Caio Santos Responde!

.

Pergunte você também! Tire as suas dúvidas sobre ARTE. Caio Santos responde com a autoridade que lhe conferem 40 anos de intensa atividade e vivência no mundo da Arte.

 

Olá! Eu Sou o Caio Santos, Artista Visual.
Eu falo sobre “ARTE”.
Assunto polêmico, mas extremamente enriquecedor, que norteou a evolução do homem e ainda norteia nos dias de hoje, ressurgindo como uma promessa de salvação para a mente humana. Te encontro nas entrelinhas.

pergunte

Caio Responde

Tudo aquilo que você sempre quis saber sobre arte e não tinha pra quem perguntar… pergunte agora ao Mestre Caio Santos!

Perguntas pertinentes recebem respostas vibrantes e esclarecedoras com a mestria, simpatia e irreverência do Artista Plástico Caio Santos sobre Arte e as suas particularidades através dos tempos até ao mundo atual. Satisfaça a sua curiosidade, tire as suas dúvidas.

O que é a Arte?

Arte é a concepção do novo. A arte está em tudo o que é artificial, onde o ser humano é o artífice.

Porque devemos estudar arte?

O homem sem arte não é nada, pra começar não teria evoluído. Se a arte é a concepção do novo e está em tudo o que é artificial, olhemos ao nosso redor, vivemos num mundo cada vez mais artificial. Portanto podemos entender que estamos dentro, desfrutando a arte do momento em que nascemos até o momento em que morremos. Devido a falta de uma Educação Visual, pautada na arte, não se compreende o processo de desenvolvimento da arte, e ai erroneamente, acha-se que a arte é algo distante, intocável, privilegio de poucos. Esse é um pensamento retrógrado que estou aqui pra desmistificar.

Qual a diferença entre Arte e Cultura?

A Arte é a concepção do novo, é o momento da criação. É a epifania na mente do artífice, quando ele trás para o universo algo necessário que ainda não existe.
A Cultura é quando algo importante aconteceu, foi criando, e agora se faz necessário preservar e compartilhar, ou seja, a cultura é o compartilhando da Arte.

Gostaria de estudar arte. Por onde devo iniciar?

Os primeiros rudimentos da cultura humana estão cravados nas rochas de Altamira e outras, símbolos visuais conhecidos como desenhos rupestres. Esses símbolos como passar do tempo se tornaram cada vez mais abstratos, dando origem a nossa escrita. Conclui-se então que o ser humano por 27.000 anos antes de conceber a escrita e antes mesmo de aprender a falar, o homem desenhou.
Essa é a nossa resposta, o Desenho é a pedra filosofal da Arte.

Como surgiu a Arte?

A arte é a manifestação do homem, das suas capacidades e possibilildades além da sua natureza.

Pergunte você também!…

Pergunte o que quiser, esclareça todas as suas duvidas e depois é só aguardar. Digite a sua pergunta no formulário e clique em enviar. Caio vai lhe responder rápidamente.

Caio Santos caiosantosarte@gmail.com

www.escoladearte.com.br

O Artista

Caio Santos – Vida e Obra

Caio Santos na intimidade. Um exemplo de vida e a obra de um artista plástico e professor de Arte, com um percurso repleto de aventuras, superações e realizações.