Alfagrafia – Cultura dos primeiros símbolos gráficos.

O que é Alfagrafia?

Metodologia que propõe a leitura das imagens e a sua representação a partir dos símbolos alfagráficos, possibilitando o aprendizado do desenho através de uma didática simples e objetiva. Mais simples que o Alfabeto com 26 letras, que a matemática com 10 numerais e 4 operações, e semelhante a música com 7 notas musicais, o “Alfágrafo” ou “Alfagráfico” é composto por 7 símbolos visuais ou elementos gráficos universalmente conhecidos e fáceis de memorizar.

O método que consiste basicamente em orientar o aluno a identificar esses símbolos na imagem, dimensionar e construir um traço após outro de modo científico, sem se deixar iludir pela imagem.

Um pouco de História

Os primeiros rudimentos da cultura humana estão cravados nas rochas de Altamira e outras, símbolos visuais conhecidos como desenho ou pintura rupestres. Esses símbolos com o passar do tempo, tornaram-se mais abstratos e em constante evolução num determinado momento tornaram-se letras, dando assim origem a escrita, que organizou-se a partir da criação do alfabeto. Conclui-se então que o ser humano antes de conceber a escrita, por mais de 27 000 anos desenhou e nessa transição que chamaremos de “Alfagrafia”, a linguagem do desenho se perdeu.

Na falta de uma literatura básica estruturada o aprendizado do desenhar se sustentou e ainda se sustenta no frágil suporte denominado “dom” ou “talento”.

Diversos métodos, caminhos e até programas de computador, são criados quase que diariamente para auxiliar no ensino do desenho, porém, nenhum deles preenche essa lacuna que se refere aos primeiros degraus do desenho, e possibilita a qualquer pessoa se enveredar por esse universo, sem a frustração do fracassar nas primeiras tentativas que ocasionam a desistência de muitos.

Todos nós temos que aprender a ler e escrever, sem necessariamente nos tornarmos escritores, também temos que aprender matemática, sem nos tornarmos matemáticos, pois essas ferramentas nos possibilitam inclusão social e nos preparam para a vida e campo de trabalho.

O desenhar não é apenas uma habilidade para a formação de artistas, deve ser somado a escrita e a matemática, formando um tripé de sustentação, que ampara o homem expandindo e estabelecendo novos horizontes que, por consequência, atuam auxiliando no desenvolvimento das faculdades mentais básicas.

O Desenho é sim uma das principais ferramentas de trabalho e comunicação, cada vez mais exigida num universo onde, edificações, automóveis, mobiliário, material gráfico, etc, são concebidos a partir de um projeto gráfico. Com o advento da computação, “erroneamente” calculou-se que os softwares iriam suprir as necessidades nas áreas do desenho, porém, com o passar dos anos, mais do que utilizado em tempos antigos, o mercado carece de profissionais capazes, existe uma busca de desenhistas com experiência, habilidade e percepção visual bem apurada, conhecimento real básico para poder operar de maneira adequada esses softwares.

A formação de um desenhista se dá ao longo da vida. O treinamento do olhar, a percepção visual,o traço, a gestalt, domínio do espaço, da forma, conteúdo, tonalização e proporção, são conceitos que requerem tempo de aprendizado prático e precisam ser desenvolvidos desde o ensino fundamental.

A “Alfagrafia” é simulação por suposição que levou o homem a desenhar o alfabeto e caracteres de todos os idiomas. O termo “Alfagrafia” tem como objetivo gerar fixação do conceito por ser um paralelo com “Alfabetização”.

Aprenda a Desenhar

Entre em contato para fazer a sua inscrição no curso de desenho do INCCAS, com o renomado professor e artista Caio Santos.

Uma tendência em ascensão

Não param de surgir atividades e profissões relacionadas ao Desenho. Essa habilidade é cada vez mais requisitada por pequenas e grandes empresas e instituições, em inúmeras profissões, onde a arte de saber desenhar bem faz toda a diferença.

Dúvidas ou mais informações:
Preencha o formulário

Se tem alguma dúvida, ou deseja saber mais informações sobre o Curso de Desenho do INCCAS, preencha o formulário: